Novos:
Timo e suas emoções -- "Texto: Cristiane Rocha Há algum tempo venho me interessando pela enorme importância da ..." -- 05 Abril 2017
7 passos para lançar um produto com sucesso -- "Para começar, é preciso ter em mente que nenhum produto se vende sozinho. Toda empresa, ..." -- 12 Janeiro 2016
A beleza além do tempo -- "Texto: Cristiane Rocha   A beleza está nos olhos de quem vê". Essa frase hoje pode soar ..." -- 06 Janeiro 2017
A complexidade da Barreira Cutânea: Um olhar diferenciado! -- "Texto: Nathalie Souza A epiderme é a camada mais superficial da pele, formada por 4/5 ..." -- 14 Janeiro 2016
A importância da avaliação na estética -- "Texto: Cristiane Rocha. Atualmente, ouço relatos de pessoas  que se submetem a diversos ..." -- 10 Junho 2016
A importância dos cuidados pré e pós operatório -- "O ultrassom atua no tratamento de afecções cutâneas como também na prevenção de ..." -- 23 Agosto 2017
A melhor tecnologia para seu Centro de Estética melhora sua imagem -- "Da mesma forma que é importante que seu negócio de estética esteja na vanguarda quando o ..." -- 12 Janeiro 2016
A Saga de um Melasma. -- "Texto: Bárbara Vieira. Quando falamos de hipercromias faciais, nada mais “assustador” ..." -- 16 Janeiro 2016
A sensibilidade dos melanócitos e as discromias -- "Texto: Nathalie Souza Os melanócitos são células presentes no nosso corpo, onde sua ..." -- 14 Janeiro 2016
A sinergia entre antioxidantes -- "Texto: Cristiane Rocha. Alguns fatores como estresse, radiação ultravioleta, cigarro, ..." -- 15 Janeiro 2016

O mercado estético busca a perfeição do corpo e hoje o uso de próteses mamárias tornou-se um hábito brasileiro. Na verdade, é uma mudança no comportamento feminino mundial, porém a mulher brasileira passou a observar-se mais e também a gostar mais dos volumes mamários. A mama, além da demonstração de sensualidade, é um traço essencialmente feminino e faz com que mulheres do Mundo inteiro busquem solução junto aos cirurgiões-plásticos.

Além das próteses a adequação do formato e a redução do volume mamário são de suma importância para a harmonia do corpo feminino, sendo assim, é importante que nós profissionais de estética, estejamos atentos a todas as possibilidades de melhoria pré e pós-cirúrgica para essas pacientes.

A definição do método de colocação da prótese, ou seja, submuscular ou sobremuscular, será definido pelo cirurgião após consultar a paciente sobre os seus anseios e avaliar o seu biotipo físico. Além disto, há que se avaliar também a necessidade de uma eventual elevação da mama para que o resultado final fique mais bonito e principalmente estético.

Cicatrizes podem variar de acordo com a definição do tipo de cirurgia, sendo que se for somente uma colocação de próteses sem elevação da mama, as cicatrizes poderão ficar em áreas praticamente invisíveis como ao redor da aréola, ou até mesmo nas axilas. Já na redução ou elevação, praticamente todas as cirurgias deste tipo utilizam-se das incisões em forma do “T” invertido ou “âncora”.

Enfim, todos estes detalhes serão discutidos junto ao cirurgião e o nosso trabalho será propiciar o “acabamento” da cirurgia.

Procedimentos Pré Operatórios:

Preparo da pele

O preparo da pele que irá submeter-se a um procedimento cirúrgico corporal, como uma mamoplastia (cirurgia das mamas – seja de aumento ou de redução), deve imprimir todos os cuidados passíveis de possibilitar melhoria durante o ato cirúrgico.

Fatores como melhoria de tônus tissular, aumento da hidratação e elasticidade da pele, geralmente facilitam o trabalho do cirurgião, resultando em melhores condições cicatriciais para o tecido operado. Não se pode esquecer que uma cirurgia-plástica também é um ato traumático para o organismo, sendo assim, será de extrema valia que haja um estímulo fisiológico correto nesse tecido.

Hidratação em cabine

O procedimento de hidratação em cabine varia bastante de acordo com a formação e experiência do profissional.

Normalmente serão necessárias algumas aplicações da técnica de hidratação para que haja alguma reação efetiva na pele a ser operada.

Sugere-se que o prazo mínimo para o início das hidratações seja de 15 dias antes da data da cirurgia, com pelo menos duas aplicações semanais.

Sugere-se também, que além do uso de cosméticos específicos para hidratação, o uso de equipamentos auxiliares como o ionizador, o gerador de alta-frequência, o gerador de micro-correntes, as correntes alternadas e outros, como já citamos nas cirurgias faciais.

Também nesta cirurgia, a técnica de estímulo muscular poderá variar entre aplicações eletrônicas utilizando-se geradores de corrente alternada (Farádicos), auxiliada pela ginástica isométrica e também pelo gerador de micro-correntes.

Ativação vascular

Considerando que todo o nosso organismo é alimentado via sistema sangüíneo, é importantíssimo que se propicie uma melhor circulação sangüínea no local a ser operado. Mesmo porque, no pós-operatório imediato, a circulação linfática estará mais prejudicada do que a sangüínea, devido aos descolamentos e ressecções de tecidos superficiais da face.

Existem várias maneiras de se melhorar a circulação local, sendo que a massofilaxia é normalmente recomendada, pois pode ser associada ao uso de emulsões ou cremes que auxiliam na retenção hídrica da pele.

O uso de massagens a vácuo seguindo-se o trajeto linfático pode contribuir para estímulo não só da circulação sangüínea, como também para ativar o sistema linfático.

Também os estimuladores de corrente alternada, podem aumentar o fluxo sangüíneo na pele e músculos, tornando mais efetivo o estímulo geral do rosto.

Drenagem Linfática

Hoje em dia, com toda a divulgação do uso da Drenagem Linfática, torna-se praticamente desnecessário comentar sobre os benefícios proporcionados pela ativação deste sistema.

Normalmente as aplicações de Drenagem Linfática iniciam-se, no mínimo, uma semana antes da cirurgia e em dias alternados, sendo que a última aplicação deverá coincidir com a véspera do procedimento cirúrgico. Assim, todo o sistema linfático da face estará mais ativo e com maior capacidade de resposta durante o pós-operatório imediato.

Comumente a maioria das sessões de Drenagem Linfática é deixada para o pós-operatório, pois normalmente é quando mais se precisa deste estímulo.

Procedimentos Pós Operatórios:

Orientação Geral

Também nas cirurgias das mamas os cuidados pós-operatórios deverão iniciar-se sob orientação do cirurgião responsável e respeitar a relação entre médico e esteticista.

Drenagem Linfática Manual (DLM)

Novamente o primeiro e praticamente o único procedimento normalmente realizado a partir das 48 horas iniciais da cirurgia é a Drenagem Linfática Manual (DLM), e também se mantêm as restrições quanto ao uso de cosméticos e aos movimentos da DLM.

Massagens complementares

Além da DLM, existem outros tipos de massagens que algumas escolas médicas ensinavam como coadjuvantes. Neste caso, deve-se conversar com o médico responsável e avaliar a necessidade destas massagens.

 

Cuidados domésticos imediatos

No dia seguinte ao da cirurgia, normalmente o cirurgião responsável promove a retirada dos curativos, após isto, orienta-se para que o paciente não lave sozinho os cabelos e o rosto, e que os movimentos dos braços devem ser restringidos, mantendo-os sempre próximos ao corpo nunca os elevando ou pegando peso. O uso de sabonetes neutros e anti-sépticos será imprescindível. Não se deve esfregar para efetuar a remoção dos resíduos sangüíneos existentes, tampouco se deve forçar a remoção da tinta dos marcadores cirúrgicos, que são utilizados para orientar o cirurgião durante o procedimento operatório. Como já mencionado anteriormente, deve-se informar ao paciente que a tinta das canetas marcadoras é de extrema fixação, porém irá sendo removida, progressivamente, ao longo das higienizações/banhos diários a que o paciente se submete.

Pomadas

Referindo-se novamente ao uso de pomadas, cremes ou cosméticos, ao esforço físico e aos drenos e pontos, segue-se as mesmas orientações das cirurgias faciais.

Malhas compressivas (soutiens especiais)

Comumente utiliza-se de soutiens especialmente desenvolvidos para o pós -cirúrgico, sendo que o modelo e o tempo de utilização variam de acordo com a técnica escolhida pelo cirurgião e também pelos costumes específicos de cada médico.

O uso deste tipo de acessório servirá como complemento ao reposicionamento dos tecidos descolados e à sustentação da mama.

É bastante comum que pacientes que tinham pouca mama não tenham o hábito pela utilização de soutiens. Porém, a partir da colocação de prótese, haverá a necessidade da utilização, pois a mama passará a ter um peso maior e isto implicará também em ptose (queda) futura.

 

Fonte: http://www.posop.com.br/

Mais Vistos

10.11.2016

Câmara aprova

O Plenário aprovou nesta quinta-feira (10)

+ View

18.01.2016

NÃO !!! A gordura não

Texto: Ana Cláudia Segatto A gordura que temos

+ View

21.04.2016

Limpeza de Pele

 Por : Jefferson Assandre Indicação: peles com

+ View

14.01.2016

PROTOCOLO limpeza de

   1. Aplicar Sabonete Líquido com propriedades

+ View

22.01.2016

Criolipólise: O que

Texto: Nathalie Souza. A criolipólise é uma

+ View

25.10.2016

Esqueça o efeito

Os resultados proporcionados pela tecnologia são

+ View

Most Popular

A Saga de um Melasma.

Texto: Bárbara Vieira. Quando falamos de ...

+ View

A sensibilidade dos ...

Texto: Nathalie Souza Os melanócitos são células ...

+ View

A sinergia entre ...

Texto: Cristiane Rocha. Alguns fatores como ...

+ View

CURSO

Concept: Whats: (71) 99920 4005 Telefone fixo:(71) 3051-1317

Gestão & Marketing

Você sabe e está ...

Texto: Yasmim Botelho  Você já se viu fazendo ...

Kit Portal Esteticistas

CONFIRA O CONTEÚDO DO KIT: Um E-book da autora ...

Como a tecnologia ajuda ...

  Todos nós sabemos que a tecnologia pode e ...

Use avaliações positivas ...

  É fato: as pessoas acreditam mais ...

  • Prev
  • Colunistas
Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Olive Sienna Teal Dark_blue
Background Color
Text Color
Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction
Scroll to top