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Texto: Cristiane Rocha

As fibras musculares esqueléticas apresentam ATP (adenosina trifosfato) suficiente para contrações musculares de alguns segundos. Se a pessoa fizer um exercício intenso em mais tempo, ATP adicional necessita ser sintetizado e serão utilizadas outras fontes para produção de ATP do músculo: fosfato de creatina, respiração celular anaeróbia e respiração celular aeróbia. Já a metabolização envolvendo o ATP no tecido adiposo se dá de forma diferente, sugiro assistir a vídeos e textos que já fiz explicando detalhadamente sobre isso. Ocorre degradação do triglicerídeo em ácido graxo e glicerol e posterior metabolização em energia(ATP) que se dá mediante atividade física. Explico inclusive sobre a diferença de "queima e quebra" da molécula de gordura, nos meus outros vídeos e textos.


Mas vamos ao que interessa neste artigo. Quero enfatizar aqui a diferença que existe entre "emagrecer" (diminuição da gordura corporal) e "perder peso" (este por sua vez pode ser devido a perda de água, músculo ou gordura).
Ou seja, muitas vezes, a pessoa perde músculo e não gordura e isso não é quantificado na balança ao se pesar. Por isso a importância de um plano nutricional e atividade física para estabelecer um emagrecimento saudável.
A massa muscular é um tecido importante, nobre e não devemos perde-lo ao emagrecer, pois além de sustentar nossos ossos, mantém o metabolismo ativo. Perder massa magra pode levar a diminuição do metabolismo, alterações endócrinas, riscos maior de apresentar diabetes e flacidez. 
Um emagrecimento saudável consiste em redução do tecido adiposo e aumento de tecido muscular esquelético. 
É interessante consultar um nutricionista e educador físico para que isso ocorra. Nós profissionais de Estética, agimos de forma efetiva como apoio a equipe multidisciplinar, pois estética é saúde. Temos recursos excelentes que promovem lipólise, apoptose, necrose, piroptose, mas a gordura degradada precisa ser metabolizada em ATP(energia) e isso se dá através de atividade física. E não é qualquer atividade nem qualquer alimentação, deve ser a alimentação e atividade correta para que haja perda efetiva de gordura e não de músculo, contribuindo com uma melhor forma física e com a saúde dos nossos pacientes!

Texto: Prof Cristiane Rocha
Ps: favor manter os créditos ao compartilhar
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