Novos:
Timo e suas emoções -- "Texto: Cristiane Rocha Há algum tempo venho me interessando pela enorme importância da ..." -- 05 Abril 2017
5 dicas para atrair CLIENTES -- "Texto: Yasmim Botelho A “lei da atração”, você já ouviu falar? Ela já existe há muitos ..." -- 24 Outubro 2017
7 passos para lançar um produto com sucesso -- "Para começar, é preciso ter em mente que nenhum produto se vende sozinho. Toda empresa, ..." -- 12 Janeiro 2016
A beleza além do tempo -- "Texto: Cristiane Rocha   A beleza está nos olhos de quem vê". Essa frase hoje pode soar ..." -- 06 Janeiro 2017
A complexidade da Barreira Cutânea: Um olhar diferenciado! -- "Texto: Nathalie Souza A epiderme é a camada mais superficial da pele, formada por 4/5 ..." -- 14 Janeiro 2016
A importância da avaliação na estética -- "Texto: Cristiane Rocha. Atualmente, ouço relatos de pessoas  que se submetem a diversos ..." -- 10 Junho 2016
A importância dos cuidados pré e pós operatório -- "O ultrassom atua no tratamento de afecções cutâneas como também na prevenção de ..." -- 23 Agosto 2017
A melhor tecnologia para seu Centro de Estética melhora sua imagem -- "Da mesma forma que é importante que seu negócio de estética esteja na vanguarda quando o ..." -- 12 Janeiro 2016
A Saga de um Melasma. -- "Texto: Bárbara Vieira. Quando falamos de hipercromias faciais, nada mais “assustador” ..." -- 16 Janeiro 2016
A sensibilidade dos melanócitos e as discromias -- "Texto: Nathalie Souza Os melanócitos são células presentes no nosso corpo, onde sua ..." -- 14 Janeiro 2016

Texto: Bárbara Vieira.

Parece piada, mas juro que é verdade!!! Essa semana, achei a seguinte postagem no Instagram: " Nesta dica natural, usaremos casca e banana, para deixar seu rosto lindo e livre de acne!"

Para o tratamento adequado de pele acneica, sabemos que são necessários vários passos. Entre eles, estão o controle do processo inflamatório, controle da oleosidade, reparação tecidual e manutenção.

E aí, vem uma pessoa, que obviamente não entende absolutamente NADA de estética ou saúde da pele, e fala uma besteira dessas...affeeeee

Então, para entender o que é a acne, a maneira correta de tratar, bem como alguns ativos inicados para o caso, acompanhem o texto abaixo:

 “Acne – Problema enfrentado por grande parcela dos jovens durante a puberdade – produz uma série de lesões localizadas principalmente na face, ombros, tórax e costas. Em geral essas alterações causam grande impacto psicológico, como angústia, frustrações e outros sentimentos negativos, que levam à baixa autoestima e ao isolamento social, interferindo, de maneira significativa, na qualidade de vida.”

 Não dá pra ficar apostando em 'receitinhas caseiras' mirabolantes para tratar acne. É um caso que requer seriedade e precisa ser tratada corretamente, com veículos e ativos adequados.

 É importantíssimo o uso de produtos que contenham ativos secativos, cicatrizantes, antissépticos e bactericidas.

Alguns desses ativos são:

 

* Ácido Glicólico – Ácido orgânico extraído da cana-de-açúcar que age como renovador celular, vasodilatador, redutor da espessura da epiderme e estimulante da hidratação. É indicado para tratar acne comedogênica, fotoenvelhecimento, e ceratose actínica.

 

* Ácido Lático – É um AHA com molécula maior que o ácido glicólico, obtido a partir da fermentação da lactose. Age como redutor da espessura da capa córnea e renovador celular. É indicado para acne, seborreia, hiperceratose, psoríase e foliculite.

 

* Ácido Salicílico – Age como ceratolítico, anti-inflamatório, antisséptico, fungicida, antioxidante e bactericida. É indicado para hiper ceratinização e escamação da epiderme. Interage bem com a vitamina C.

 

* Acnebiol – Complexo de bioativos com ação normalizadora da queratogênese, seborreguladora, controladora da formação de comedões, adstringente, inibidora da inflamação, estimuladora do processo de cicatrização e hidratante. É indicado para pele acneica e lipídica.

 

*Alfa-bisabolol – Extraído da camomila, tem ação antibacteriana, anti-inflamatória, antimicótica, antisséptica, anti-irritante, calmante e cicatrizante.

 

* Argila verde – Tem ação adstringente, cicatrizante, descongestionante, estimulante e oxigenante.

 

* Azeloglicina – Produto composto de ác. Azeláico condensado com duas moléculas de glicina. Tem ação anti-inflamatória, bactericida e ceratolítica. É menos irritante que o ácido azelaico. É indicado para peles oleosas e acneicas.

 

* Bentonita: É composto de cinzas vulcânicas purificadas. Tem ação secativa e absorvente de microtoxinas e fungos. Indicado para peles oleosas, seborreicas e acneicas.

 

* Enxofre – É antisséptico, ceratolítico, regulador de secreção sebácea, redutor de oleosidade, secativo. Indicado para acne e seborreia.

* Extrato de Hamamélis – Tem ação adstringente, descongestionante e antioleosidade. É indicado para peles oleosas e acneicas.

 

* Óleo essencial de Melaleuca – Antisséptico, antimicótico, bactericida, fungicida, germicida, imunoetimulante, analgésico e cicatrizante. É indicado para acne, seborreia, psoríase.

 

* Óxido de Zinco – Age como antisséptico, adstringente, secativo, anti-inflamatório e cicatrizante. É indicado para acnes, eczemas e psoríase.

 

* Papaína – Extraída das folhas e frutos verdes do mamoeiro. Tem ação ceratolítica, cicatrizante, estimulante do metabolismo celular e regeneração cutânea, hidratante, nutritiva e oxigenante. É indicado para peles desvitalizadas, asfícticas e acneicas.

 

* Resorcina – Tem ação ceratolítica, antipruriginosa, antiseborreica e antisséptica. É indicado para pele acneica, seborreica e seborreia do couro cabeludo.

 

 

Também é fundamental o uso de veículos adequados para a pele acneica: Gel e gel creme, por exemplo, sempre produtos oil free. Nada de creme, que vai piorar o quadro de acne do cliente.

 

Outro detalhe importante que não pode ficar de lado é a manutenção da hidratação dessa pele. Como serão usados vários ativos secativos, a pele tende a perder água também, tornando-se desidratada, descamativa, sem viço, etc. Por esse motivo, não podemos negligenciar a hidratação da pele acneica. Claro que serão usados ativos específicos que garantam a hidratação sem comprometer o tratamento da oleosidade.

 

Os séruns hidratantes faciais são grandes aliados na hora de manter a hidratação e nutrição da pele acneica, por terem formulação leve, não oleosa e de fácil absorção.

 Estes produtos devem conter ativos como:

 

* PCA-NA – Hidratante por osmolaridade. Ativo altamente higroscópico. Ativo no NMF, aumenta a suavidade, maciez e elasticidade da pele.

 

* Vitamina C – Age contra radicais livres, estimula a síntese de colágeno, é hidratante, cicatrizante, tonificante e clareador.

 

* Silício Orgânico – Anti-inflamatório, estimulante da regeneração epidérmica por citoestimulação. Hidratante, com alto poder de penetração cutânea e fixação dérmica; proporciona elasticidade à epiderme.

 

* Ácido Hialurônico - Altamente umectante e hidratante.

 Nós esteticistas, profissionais, além de conhecermos o passo a passo dos protocolos de tratamentos de acne, precisamos conhecer bem os princípios ativos ideais para cada caso, bem como sua indicação. Uma boa base de cosmetologia é fundamental para desenvolvermos um bom trabalho com nossos clientes.

 Ref:  Gomes, Rosaline Kelly; Damazio, Marlene Gabriel – Cosmetologia: Descomplicando os Princípios Ativos, 3ª edição revisada, São Paulo, Livraria Médica Paulista Editora, 2009                                                                                      

Mais Vistos

10.11.2016

Câmara aprova

O Plenário aprovou nesta quinta-feira (10)

+ View

18.01.2016

NÃO !!! A gordura não

Texto: Ana Cláudia Segatto A gordura que temos

+ View

21.04.2016

Limpeza de Pele

 Por : Jefferson Assandre Indicação: peles com

+ View

14.01.2016

PROTOCOLO limpeza de

   1. Aplicar Sabonete Líquido com propriedades

+ View

22.01.2016

Criolipólise: O que

Texto: Nathalie Souza. A criolipólise é uma

+ View

25.10.2016

Esqueça o efeito

Os resultados proporcionados pela tecnologia são

+ View

Most Popular

A Saga de um Melasma.

Texto: Bárbara Vieira. Quando falamos de ...

+ View

A sensibilidade dos ...

Texto: Nathalie Souza Os melanócitos são células ...

+ View

A sinergia entre ...

Texto: Cristiane Rocha. Alguns fatores como ...

+ View

CURSO

Concept: Whats: (71) 99920 4005 Telefone fixo:(71) 3051-1317

Gestão & Marketing

5 dicas para atrair ...

Texto: Yasmim Botelho A “lei da atração”, você ...

Você sabe e está ...

Texto: Yasmim Botelho  Você já se viu fazendo ...

Kit Portal Esteticistas

CONFIRA O CONTEÚDO DO KIT: Um E-book da autora ...

Como a tecnologia ajuda ...

  Todos nós sabemos que a tecnologia pode e ...

  • Prev
  • Colunistas
Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Olive Sienna Teal Dark_blue
Background Color
Text Color
Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction
Scroll to top