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Texto: Yasmim Botelho

A “lei da atração”, você já ouviu falar? Ela já existe há muitos anos, mas foi com o lançamento do filme “O segredo” que ela se tornou mais popular, pois conseguiu exemplificar como você pode utilizá-la em seu próprio benefício, o que você pensa e mentaliza você atrai. Assim como para sua vida pessoal, isso também serve para sua vida profissional, afinal você quer atrair clentes, não é mesmo?

Além da “lei da atração”, existem alguns conceitos e práticas que podem te ajudar muito a melhorar o marketing, o relacionamento, o atendimento, a prospecção. Pensando em te ajudar a ter muito mais clientes do que você já tem, seguem cinco dicas práticas para você usar e abusar!

Dica 1 – Como você divulga seu espaço ou serviço?

 

 

 

 

 

Quando se trata de produtos ou serviços que mexam com as necessidades básicas do ser humano, as pesquisas se tornam mais profundas, pois todo individuo necessita se sentir bem consigo mesmo, ter o seu bem-estar e a estética, tornando-se produtos de beleza primordiais. Você já imaginou a quantidade de pessoas que querem fazer um tratamento estético ou comprar um produto, mas não sabem o que e como fazer e onde encontrar?

A divulgação é a alma do negócio,, pois sem divulgar, ninguém vai saber que você existe. Para procurarmos um serviço ou produto, ou pedimos indicação para alguém próximo ou vamos procurar na internet, por isso estar presente no on line e no off line é super importante para que seus clientes te encontrem. No on line, as redes sociais como Facebook e Instagram já são alta prioridade de estar presente, pois é pelas suas páginas que o cliente encontra o que você faz, onde você está e como seus serviços são avaliados. O Google fornece, de maneira gratuita, um serviço que se chama “Meu negócio”, lá você consegue fornecer todas as informações sobre seus serviços para que seus clientes te encontrem, até mesmo fotos e publicações você pode inserir!

Outra grande sacada é ter uma identidade visual sua. Quero dizer, você não precisa gastar muito com um designer, mas você precisa definir uma cor, um símbolo ou até mesmo um estilo, para lembrar ao cliente que você existe. Um “site” e um “blog” são divinos e eles farão você aparecer entre os primeiros nas pesquisas “não pagas” do Google. E no off line (fora das telinhas), invista em Flyer para divulgar em seus parceiros, seja na academia do bairro ou na padaria, ofereça permuta (Ex: uma massagem por mês para o dono em troca da divulgação boca a boca dele). Em Marketing Digital existem muitos meios de divulgar, mas que tal começar pelo Básico?

Dica 2 – Você tem clientes antigos e que sempre retornam?

Sabe aquele cliente que nunca te abandona? São os que deve idolatrar e multiplicar. Mas como?

Você já possui um cartão pessoal, que tal utiliza-lo como um vale massagem (ou mesmo, crie um separado ou em seu Flyer de divulgação) que um cliente fiel pode oferecer para uma amiga (o) querido, que já ouve falar muito bem de você e pode se tornar mais um Grande cliente?

Qual a experiência diferenciada que você oferece? Um dos “papas” do Marketing (Kotler) disse em seu recente livro “Marketing 4.0” que a experiência que seu cliente tem de ter com seu serviço deve ser inigualável, pois é assim que ele voltará. Seja essa: um chá quentinho em dia

de frio, uma pantufa ou um chinelo para ele não andar no chão gelado, um cheiro agradável que ele só encontra no seu ambiente.

Outra dica importante é: “instrua seus clientes”. Faça com que eles entendam o que você está fazendo e o porquê de seu serviço ser tão importante na vida deles. Comece a investir em conteúdos relevantes, pois assim, você conseguirá nutrir seu cliente e fazer com que ele sempre se lembre de você. Inicie com posts nas redes sociais, depois vá para um blog ou mesmo faça vídeos!

Dica 3 – Como seus clientes conseguem falar com você?

Se eu tentar entrar em contato com você, como eu iria fazer?

Essa é uma pergunta superimportante, pois se já divulgou, você precisa ter meios para receber as demandas. Ter canais específicos como um whats app, um telefone, rede social com inbox, e-mail, uma aba de contato no seu site ou mesmo um sorriso no rosto, são indicações que você é acessível!

Sim, o tempo é curto na rotina diária, mas tente separar um tempo do seu dia para responder os comentários, as mensagens, e-mails a todos os clientes. Tente não demorar mais que 24 horas, pois a chance de fechamento de um pacote ou serviço será bem maior.

Dica 4 – Você tira antes e depois de seus tratamentos?

O velho ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras” é o chamariz para captar a atenção do cliente. O ser humano tende a querer o que é tangível e que acredita ser possível, como no caso de uma foto de redução de medidas, ele pode pensar “Olha só, isso vai me ajudar muito a diminuir essa gordurinha para eu usar aquele biquíni e arrasar no verão!”.

E se a foto de antes e depois que publicou gerar muitos compartilhamentos ou marcações? Ah e não se esqueça, sempre coloque seu logo sobre a foto, como marca d´água, para que não copiem, pois se trata da sua identidade visual que citei acima.

Dica 5 – O nome do seu espaço diz para o que você ou ele existe?

No artigo passado falei um pouquinho sobre posicionamento, que é como as pessoas te enxergam, o nome de sua empresa, espaço, serviço ou produto, tudo para carregar o seu posicionamento. Exemplo: abri um Salão de Beleza e quero que ele transmita uma imagem de um lugar onde o cliente sairá lindo e de bem consigo mesmo, gastando o justo e saindo confortável.

Se o seu espaço tiver um nome desalinhado com a imagem que você quer passar, seu cliente pode não entender para o que serve, então tente ser claro e objetivo.

Cinco dicas práticas para você atrair mais cliente que farão uma diferença e tanto - Outras dicas como essas serão abordadas em outros artigos. Espero que te ajude e envie sua dúvida, pode ser que a tire no próximo artigo .

 

Yasmim Botelho

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