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As novas tecnologias de informação vêm criando, cada vez mais, diversos espaços digitais onde a regra é que todas as vozes podem ser ouvidas. Graças a seu caráter democrático, os sites, blogs e redes sociais são espaços onde não apenas se pode saber realmente a opinião do consumidor, mas também onde ele se sente mais à vontade para interagir com as empresas. Quer saber como seu salão de beleza pode se beneficiar desta tendência? Confira nossas dicas.

 

Mapeie tendências em sites e blogs

É possível ficar atualizado nas tendências de mercado e de comportamento do seu público-alvo acompanhando comunidades relacionadas ao tema nas redes sociais, sites de notícias e veículos de comunicação especializados, como revistas e programas de estética. Separe um tempo todos os dias para ler os posts, entender as novidades e o que público pensa sobre elas, os comentários, críticas e sugestões. Esta é uma fonte de ouro para quem souber procurar!

Procure hashtags e termos com o nome de seu negócio

No seu próprio site ou perfil nas redes sociais, você poderá receber mensagens dirigidas diretamente ao seu negócio de estética. Mas procure também nas comunidades, blogs de estética, sites de beleza e sites onde consumidores podem expor suas opiniões, como o Reclame Aqui. Nestes ambientes, é comum encontrar comentários sobre negócios específicos, com elogios ou críticas. Dê um “Google” em si mesmo de vez em quando. Você pode também entrar nestas comunidades e fazer perguntas ou comentários pontuais, nas caixas de comentários de posts que tenham a ver com seu negócio.


Estabeleça atenção ao cliente em vários canais

É preciso ter flexibilidade e abrir diversas frentes de comunicação. Afinal, o público deve se sentir tranquilo em entrar em contato com seu negócio de beleza da forma como melhor lhe convier: site, e-mail, blog e redes sociais, muito além do telefone de sempre. Monitore diariamente os e-mails, mensagens, comentários, perguntas e interações. Responda com agilidade dúvidas e questionamentos, agradeça pelo contato e aproveite para sugerir conteúdos do interesse do cliente – a partir de links do seu site ou posts do seu blog, por exemplo.

Envie por e-mail sua pesquisa de satisfação

A velha pesquisa de opinião no papel já pode ser substituída por e-mail e enviada ao cliente após as sessões. Vários sites de questionário e pesquisa online gratuitos já estão disponíveis, como o Survey Monkey e o Sua Pesquisa. Você pode criar perguntas personalizadas, adicionar comentários e depois compilar os resultados, além de dar todo o tempo do mundo para o cliente responder. Com uma boa gestão de clientes, através do seu programa para salão de beleza, você certamente saberá o e-mail deles e os últimos tratamentos feitos.

Aprenda com os comentários negativos

Esta gestão é delicada, mas pode ensinar muito ao gestor que souber escutar. Nas redes e sites, os comentários e avaliações negativas vão surgir, em algum momento. Eles podem vir também por e-mail ou surpreendê-lo em sites alheios. O importante é ver as críticas como uma oportunidade para melhorar. Procure entender o motivo da crise e responda a todos os comentários com educação, humildade e, principalmente, agilidade. Ofereça alternativas para não perder aquele cliente e faça com que a comunidade virtual saiba do seu esforço. A atenção e as respostas devem ser sempre personalizadas e buscando soluções para que os problemas não tornem a acontecer.

Ofereça a opção de agendamento online

Esta modalidade de agendamento é cada vez mais procurada pelo público de salões de beleza. Assim, ele não precisa ficar esperando conseguir falar ao telefone para marcar uma sessão. Conte com uma agenda online para salões de beleza e ofereça a possibilidade para seu cliente marcar online suas sessões, seja por Facebook ou web corporativa. Um programa para salões de beleza completo, como FLOWww, dispõe desta opção. Assim, seu histórico e agenda ficam permanentemente atualizados e registrados na web, liberando seu tempo como gestor para outras atividades.

Quer saber todas as novidades do mercado de estética? Siga também o blog e os canais de FLOWww no Facebook e no Twitter - seu sistema de gestão online que nunca te deixa na mão. Se ainda não conhece, clique abaixo e saiba tudo que podemos fazer pelo seu negócio de estética! Até a próxima!

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