Lentigos solares
Publicado por Portal Esteticistas
Texto: Cristiane Rocha
Lentigos solares ou melanoses solares também conhecidas popularmente por manchas senis, são hipercromias acastanhadas que ocorrem devido a maior atividade dos melanócitos em regiões que estão geralmente expostas ao sol. Elas são causadas pela exposição solar ao longo da vida, e surgem geralmente nas mãos, colo e face.
Estão associadas ao acometimento em pessoas na terceira idade, porém com a exposição solar constante é possível ver pessoas aos 40 e 50 anos já apresentando os primeiros sinais. As mãos e colo são regiões que não estão protegidas por barreiras físicas como roupas, e não é comum o hábito de se utilizar e reaplicar filtro solar nestas regiões, logo com o tempo, essas manchas começam a aparecer em quem tem predisposição.
Quanto menor o fototipo, ou seja quanto mais clara for a pele maior a incidência dos lentigos solares.
A primeira orientação que gostaria de dar para quem apresenta esta hiperpigmentação, é quanto ao uso do filtro solar diariamente e reaplicação ao longo do dia.
Tratamentos com despigmentantes, laser e luz intensa pulsada são opções de abordagens terapêuticas com o profissional de estética.
Geralmente são lesões benignas,e não requer grandes preocupações além das estéticas, contudo deve ser feita uma análise periódica com o médico dermatologista para afastar a possibilidade de câncer de pele.
Por isso a importância dos cuidados preventivos quando mais jovem. Utilizar filtro solar é ainda o melhor hábito para prevenir os lentigos solares futuramente.
Texto: Cristiane Rocha
@portalesteticistas.
Favor manter os créditos, ao compartilhar
![]() |
---|